sábado, 11 de julho de 2009

Alive@1º dia



Foram sobretudo os TV On The Radio que me levaram a gastar 50 Euros, mais bilhete de comboio, mais comida para ir ao Alive, e o resultado foi deveras satisfatório.

O dia começou com os The Bombazines, liderados pela bela Marta Ren, e pelo "carismático" Rui "Gon", que deram um óptimo show de funk/soul, conquistando gradualmente auto-confiança e o público que se agrupou debaixo da Tenda Optimus. Destaque para uma óptima versão de "Blue Orchid" dos White Stripes. Seguiram-se os Tiguana Bibles, os quais embora também tenham visto a sua confiança subir ao longo do concerto, foram, em especial a vocalista Tracy Vandal, afectados pelo ruído do concerto dos Machine Head no palco principal.

Segui para a Tenda SuperBock, onde decorreram os dois grandes concertos do dia. Os TV On The Radio não beneficiaram do melhor som possível, mas a entrega física e vocal de Tunde Adebimpe, o doce agudo de Kyp Malone, as texturas da guitarra de Dave Sitek, a excelente secção rítmica de Gerard Smith e Jaleel Bunton, o saxofone perfeitamente integrado de Stuart Bogie dos Antibalas, e aquela música inclassificável, poderosa como a soul, física como o rock ou o funk, proporcionaram um espectáculo de alto nível, com "Wolf Like Me", "Dancing Choose" ou "Young Liars" como pontos altos.

Grande surpresa foram os Klaxons, para quem como eu só tinha ouvido falar numa desgraça que teria sido o concerto deles no SBSR 2007. Confiantes, barulhentos, explosivos, criaram uma comunhão enérgica bilateral (eu escrevi isto?) com o público, com os instrumentos a soltar fogo, e músicas como "Totem On The Timeline", "Magick" ou "Isle Of Her" a fazerem-se ouvir bem alto. Pena que, tal como os TVOTR, o concerto só durasse 50 minutos.

Acabei a noite com os Crystal Castles. Primeira vez que os ouvia, será difícil esquecer tal equivalente musical do explosivo plástico C4. Aqueles sintetizadores matam fascistas, como diria Woody Guthrie. Verdadeiro festim grind-disco-house futurista para derrubar barricadas.

Voltei para casa com a satisfação de ter escolhido bem, apesar da pena de não ter visto Mastodon e outros. Até na comida, o facto de o único sítio sem fila ser o das sandes de leitão não calhou nada mal. Próxima paragem: Sines dia 25.


Para ver - TV On The Radio e Klaxons (as melhores duas músicas do dia)


Sem comentários: