domingo, 28 de junho de 2009

Black Bombaim + Alto + Sunflare & Garcia da Selva@ZDB


Não é o atraso de 20 minutos que meteu pena. Esse até é bastante melhor do que aquilo que é habitual. O que mete pena é pensar que se calhar o concerto começou "cedo" porque não chegariam mais pessoas do que as cerca de 60 que compareceram na ZDB ontem à noite. Os Black Bombaim são das melhores bandas de rock de 2009 me deu a conhecer, e seria com muito gosto que os veria atraír mais gente para o seu espectáculo.

As primeiras partes foram bastante diversas entre si. Os Sunflare começaram pelo drone-rock pesado sem acompanhamento rítmico, mas a partir do momento em que este começou passaram por muitos dos formatos conhecidos. Tanto podiam ser estimulantes como exagerar na duração do concerto. Mesmo assim, saldo positivo. Os Alto vivem do seu vocalista, que exerce igualmente o posto nos Green Machine. As corridas e espasmos pelo palco, chão, ou até exterior do "aquário" não fazem esquecer que a banda toca um garage-rock falho de inventividade, e até repetitivo. Sobra-lhes em entusiasmo...

Os Black Bombaim, paradoxalmente, foram a banda que menos tempo esteve em palco, não chegando aos 40 minutos. Não foi, no entanto, tão paradoxal, se pensarmos que foram de longe aquela em que a energia foi mais intensamente distribuída entre os quatro músicos (guitarra, baixo, bateria e theremin), sobretudo o extraordinário baterista Senra partilhado com os Alto. Rock de enorme espessura, qual frasco gigante de plasticina eléctrica, emanando todas as vibrações stoner-doom-drone-gasolineiras que se pode desejar num concerto destes. Poderei entrar no habitual queixume e dizer que, se a banda fosse estrangeira, a ZDB teria o triplo das pessoas? Obrigado!

EDIT: Tinha-me enganado no nome do baterista. Correcção efectuada.

Sem comentários: