domingo, 21 de junho de 2009

Estudem, dizem eles



28 economistas conhecidos dizem que o governo deve encomendar estudos sobre o TGV e outros investimentos públicos. Acho eu que as obras devem ir para a frente? Eu não tenho dados. Só um burro não sabe que irão haver consequências positivas e negativas, a curto e longo prazo, qualquer que seja a opção tomada. Se calhar, a minha posição seria favorável ao TGV por mero egoísmo, por gostar de viagens rápidas entre grandes cidades, mas aceito na boa a posição contrária.

Então porque me dei ao trabalho de escrever isto? É por irritação relativa ao tom do dito comunicado. O que pede ele? Pede que se estude. Pede que se discuta. E qual é a opinião destes 28? Não se sabe! Dizem que as coisas estão a correr muito mal. Mas qual é a ideia deles? Que se estude! Mas e eles? O que fazem todas estas pessoas com acesso a tantos números e gabinetes? O que acham elas? Não se trata de amadores. São pessoas com anos e anos de experiência e conhecimentos. Onde estão os estudos delas? Estão à espera que sejam contratados - e bem pagos - pelos estudos "futuros". Até nem seria este o maior problema. Isto, no fundo, é como o sempre ouvido "É necessário um debate aprofundado entre toda a sociedade antes de se tomar qualquer medida" quando se fala de certas propostas "fracturantes". Aqui o importante parece ser falar que se deve falar, estudar que se deve estudar. E enquanto não aparecer outro degrau, ainda temos sorte!

3 comentários:

Anónimo disse...

As comissões de estudo é o que está a dar.
Criam-se para todas as situações, dão-se "tachos" a quem já tem "n", paga-se bem por um estudo que já está feito,os escolhidos são, em geral, sempre os mesmos, cuja resposta tem que ser a pretendida e blá, blá, blá...

A abstenção ao voto é sinónimo de que algo não está nada bem!

EME

NC disse...

Realmente, palhaçada. Até eu, NC, economista mediano, sei que são precisos estudos! Génios da lâmpada que descobriram a pólvora... Há quanto tempo é que já há projecto para o TGV??? Quanto tempo é que já houve para fazer estudos custo-benefício??? E agora que o concurso está prestes a avançar AINDA são precisos estudos???
Já agora, se queres a minha opinião sou claramente contra o TGV. Já tens N low-costs de aviação para Madrid, com vôos entre os 50 e os 75 Euros ida e volta, ou até menos nas promoções. Ora de momento, se fores ao site da CP, constatas que um bilhete Lisboa-Madrid ida e volta está nos 94,40 EUROS!!! E isto não é um TGV, é uma maria fumaça que vai a 10 à hora e só em Elvas estaciona uma eternidade não sei bem pela alminha de quem. Talvez para mostrar os passaportes? Agora se o preço é este para um serviço destes quanto é que custará um TGV que te faz a viagem em 3 horas e com o quádruplo do conforto? Será que as pessoas vão querer pagar esse preço, que eu nem quero imaginar qual será, ou vão preferir ir de avião, meio MAIS BARATO e MAIS RÁPIDO? Para além de que, quer de Lisboa quer do Porto tens auto-estradas directas! Acho que um investimento mais rentável seria na actual linha Lisboa-Porto, essa sim largamente utilizada...

NC disse...

Complemento: 94,40 Euros o bilhete normal, se quiseres ir sentado naquelas cadeiras que mais parecem de granito e acordares de manhã na gare de Chamartin com 12 torcicolos e com a coluna feita em fanicos. Se quiseres ir na couchette, igualmente rija que nem chumbo e a acordares às 4 da manhã com um imbecil aos berros lá fora num altifalante "ESTÁCION DE TALAVERA DE LA REINA!!! TALAVERA DE LA REINA!!!" o preço quase que duplica!