quinta-feira, 7 de maio de 2009

...And You Will Know Us By The Trail Of Dead "A Century Of Self"



Esta foi, por alguns anos, A banda de rock por estas redondezas! Qualquer um dos 3 primeiros discos é uma obra-prima, nas quais a aventura de riffs distorcidos e sons desmembrados dos Sonic Youth adquiria contornos épicos semelhantes a um estouro de elefantes. "Source Tags And Codes", de 2002, estará no top 10 de discos rock desta década, e foi com muita pena minha que a banda não tocou cá nessa altura.

Desde então, houve "World's Apart" e "So Divided", e os Trail Of Dead começaram a aproximar-se perigosamente do punk-pop, e do "alternativo" como entendido por rádios conservadoras e limitadas. Tanto assim foi que, quando vieram ao Sudoeste, nem pensei em ir vê-los, o que poucos anos atrás seria impensável.

"A Century Of Self" trás melhorias, mas ainda não suficientes para alcançar o nível dos primeiros anos. O começo, com "The Giants Causeway" é muito bom, com tom prog e bombástico, a deixar antever coisas boas. E de facto os Trail Of Dead têm muito de grandioso e tresloucado no que toca a guitarras e bateria. Acontece que as melodias vocais andam demasiado perto desse "alternativo" indistinto em numerosas ocasiões, impedindo que o quadro assuma contornos explosivos no seu todo, apesar de surpresas como o piano Van Der Graaf Generator em "Insatiable (One)". Apesar de tudo, é um passo na direcção certa, caso queiram, e saibam, extraír as partes infectadas.

Podem ver aqui uma interpretação ao vivo de "Far Off Pavillions":

Sem comentários: