segunda-feira, 9 de março de 2009

Festejar, ou não, a vinda de uma lenda



Foi anunciado hoje que a lenda viva do dub, Lee "Scratch" Perry, fará parte do cartaz do Festival Músicas do Mundo em Sines, actuando no dia 25 de Julho no Castelo da cidade.

Os melómanos mais atentos saberão da incomensurável importância que "Scratch" teve na implantação do reggae/dub, através da produção de centenas de músicas para si e para outras luminárias do movimento. As inovações por ele trazidas graças ao seu trabalho no estúdio Black Ark influenciaram gente das mais diversas proveniências. A caixa "Arkology" é um óptimo lugar para explorar esse currículo.

Ou seja, prevê-se um concerto inesquecível, certo? Bom...talvez. Hoje em dia, a presença de "Scratch" em palco assemelha-se mais a um debitar incessante de palavras de voz rouca e sotaque cerrado, sem grande fio condutor. Os clássicos ou os pormenores de produção não parecem ter tanta importância. Estamos mais perante o discurso cru de uma figura única e histórica. Trará algo mais especial para receber o fogo de artifício do castelo? Assim espero, para bem dos amigos que já manifestaram o seu contentamento. Como eu provavelmente não irei este ano, fica o desejo que tudo lhes corra bem.

Sem comentários: