quinta-feira, 26 de março de 2009

Origens de "Ten"



Em leitura da nova Blitz, o destaque vai, desde já, inteirinho para a entrevista com os membros dos Pearl Jam, relacionada com a reedição do álbum de estreia "Ten", a que já fiz referência neste blog. Eddie Vedder, Stone Gossard, Mike McReady, Jeff Ament e Matt Cameron saem desta entrevista sob uma luz extremamente favorável, demonstrando um grande carinho pelos dias que levaram à criação do seu primeiro disco, e ainda cheios de entusiasmo e esperança pelo presente e futuro da banda. Mas não irei estar aqui a escalpelizar toda a entrevista. Apenas quero indicar dois pormenores da história dos Pearl Jam que me chamaram a atenção:

- Já nos seus tempos de membros dos Green River, Stone Gossard era fã dos Van Halen, enquanto Jeff Ament preferia os Black Flag. Vieram a ter o seu momento de "iluminação" ao assistirem a um concerto dos Jane's Addiction. Mark Arm, futuro Mudhoney e então vocalista dos Green River, odiou esse concerto.

- Eddie Vedder era um vocalista tímido e introspectivo até que Chris Cornell, dos Soundgarden, lhe disse, numa noite de copos, para se soltar mais. É difícil pensar em Vedder como retraído, quando nos lembramos do quão expressivo consegue ser em palco.

Outros detalhes, como a ligação de Mike McReady ao lendário Stevie Ray Vaughn, ficam para os olhos dos futuros leitores.

Sem comentários: